Montamos pra você uma tabela de acompanhamento dos melhores fundos em rentabilidade nos últimos anos.

Olá,

Seja bem-vindo a newsletter do Value Investing Clube!

Aqui vou buscar trazer um conteúdo interessante, fora da caixa e totalmente independente sobre investimentos, espero que você curta!

Desta vez vou trazer o velho papo sobre investir via fundos.

Muita gente, principalmente influencers ou youtubers, condenam esta pratica indicando que a industria de fundos é totalmente perdedora e que sugam o seu dinheiro via as taxas de adm e performance.

No meu canal no Youtube, sempre bato na tecla de que não existe a receita correta  para investimentos. Investindo via fundos, ou por conta própria.

Depende. Depende totalmente do seu perfil.

Acredito que existe perfil para as duas alternativas, e para mim está totalmente relacionado com a sua profissão.

Sim, sua profissão. É assim que você aloca a maior parte do seu tempo, e onde muito provavelmente você consegue ganhar mais dinheiro.

Se você é um mecânico, médico, farmacêutico ou qualquer outra profissão não alinhada com mercado financeiro ou finanças, muito provavelmente, aprender todos os conceitos contábeis e financeiros te exigiriam muito tempo e energia.

Veja bem, não sou contra o aprendizado. É sempre bom aprender coisas novas e explorar novos campos. Porém, se estamos falando apenas de dinheiro e retorno, tenho a certeza que a melhor alocação do seu tempo, a alocação mais produtiva, seria em se qualificar dentro da sua profissão, para que você possa ganhar mais.

Fazer um curso de especialização, ir pro digital produzir conteúdo na sua área, etc.

Você vai fazer mais grana, e terá mais aporte.

Para esse cenário, acredito que investir via fundos é sim a melhor alternativa.

Para ajudar este perfil de investidor, trago sempre no meu algumas análises de fundos e gestoras, como por exemplo da Guepardo Investimentos, onde analiso desde a rentabilidade histórica, até as cartas e perfil do gestor.

No meu canal você pode ver uma série de analises de gestoras.

Para esta carta, gostaria de trazer a rentabilidade em 2024 (até 07/11) dos principais fundos de ações em rentabilidade nos últimos anos.

Nessa tabela, podemos ver que a maioria dos fundos selecionados (são os melhores dos últimos anos de fato) estão batendo o benchmark Ibovespa.

Todos estes fundos que alocam a maior parte de sua carteira em ações listadas na B3, por isso o Ibovespa deveria naturalmente ser o benchmark analisado para comparação.

Dos 11 fundos analisados, 9 estão superando o Ibovespa em 2024.

É óbvio que um ano não é nada em um horizonte de investimentos, mas é mais a título de curiosidade, e trazer a discussão de que se analisarmos as gestoras friamente, dedicando tempo e energia, conseguimos encontrar sim fundos que batem seus benchmarks, e servem para este tipo de perfil de investidor que mencionei no começo da carta.

Se você tem interesse em começar a adotar esta estratégia, de ganhar grana na profissão e alocar nos melhores fundos, te recomendo seriamente a conhecer nossa carteira MELHORES FUNDOS!

Resultado dos últimos 5 anos: 200% do CDI

Fazemos uma alocação entre renda fixa pós fixada e ações, dos melhores gestores que investem no Brasil e no exterior.

Assim você fica diversificado em país e moeda, tem uma carteira forte e que se aproveita das melhores oportunidades em ações.

Eu faço questão de colocar poucos fundos, para que o investidor tenha acesso realmente aos melhores.

E tenho um segredo na parte de renda variável.

A mistura entre fundos de ações mais antigos, que tendem a proteger mais o capital, e fundos novos que tendem a tomar mais riscos para mostrar resultado, é grande valor na minha alocação estratégica.

Vou deixar o link abaixo caso tenha interesse!

Agradeço a sua atenção e até a próxima carta!